O COMASP

O Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa (COMASP) é um evento científico organizado pelo Diretório Acadêmico Maria Aparecida Barone (DAMAB), órgão representativo estudantil da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O principal objetivo deste evento é fornecer conhecimento com uma abordagem inovadora e dinâmica aos estudantes de medicina, residentes e médicos formados de Campinas e região. Como eventos parceiros e que precedem o COMASP, temos o Pré-COMASP, evento científico de apresentação de trabalhos, e os Workshops, promovidos pelas Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina.

DAMABsemfundobranco2 1 (1).png

O COMASP conta com 23 edições anteriores bem-sucedidas, que lhe deram reconhecimento e respeito dentro das diversas faculdades de Medicina do estado de São Paulo, e, no ano de 2022, apresentará a sua 24ª edição. O público alvo do evento é estimado em 500 pessoas por dia, entre estudantes de medicina, residentes, médicos e professores doutores pertencentes não somente à PUC-Campinas, mas também às demais faculdade de medicina.

A cada edição, o COMASP recebe mais atenção e prestígio por parte do público. Nos últimos eventos, foi atingida a lotação máxima do Auditório Monsenhor Salim (PUC-Campinas), além da presença de palestrantes renomados, como os doutores, professores e autores Celmo Celeno Porto, Marcelo Zugaib, Mário Sérgio Cortella e Patch Adams.

A edição de 2022 está sendo construída pela Diretoria de Ciência e Cultura da Gestão IntegraDA - 2022 do Diretório Acadêmico Maria Aparecida Barone.

SAVE THE DATE! 17 a 20 de outubro de 2022.

Cópia de o QUE é um DIRETÓRIO ACADÊMICO.png
Group 85.png

Quem foi Samuel Pessoa?

Samuel Barnsley Pessoa (São Paulo, 1898 - 1976) foi um médico parasitologista e sanitarista brasileiro. Foi um dos pioneiros em pesquisas sobre parasitologia médica no continente sul-americano.

No final do século XIX, a indústria cafeeira se expandiu de tal forma que ocupou regiões rurais do estado de São Paulo, o que contribuiu para degradação das condições de vida no campo e o aparecimento de epidemias.

O parasitologista e professor Samuel Barnsley Pessoa se aproximou da realidade das regiões rurais de São Paulo e observou a relação entre latifúndio, pobreza, fome e endemias rurais. Nascido em São Paulo, formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1921 e, em 1931, assumiu a cadeira de Parasitologia da Faculdade. Sua longa carreira como professor e investigador permitiu seu reconhecimento como o "grande mestre da Parasitologia Sul-Americana" e forneceu subsídios para a ação contra as grandes endemias parasitárias.
As realizações do parasitologista Samuel Pessoa formaram uma base científica para o engajamento com a saúde pública nacional.

WhatsApp Image 2022-06-26 at 09.00.10.jpeg
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP
COMASP