
O COMASP
Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa
O Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa (COMASP) é um evento científico organizado pelo Diretório Acadêmico Maria Aparecida Barone (DAMAB), órgão representativo estudantil da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Nosso congresso tem como ideia difundir o conhecimento médico a partir de uma perspectiva dinâmica, acessível e inovadora. As edições prévias realizadas foram extremamente bem-sucedidas e ja contaram com a participação de palestrantes renomados como Dr. Antonio Drauzio Varella, Dra. Angelita Habr-Gama, Dr. Mário Sérgio Cortella e Dr. Patch Adams, reconhecidos pioneiros no ensino e desenvolvimento científico tanto no país quanto no mundo. Assim, com toda sua história de sucesso, o COMASP foi consolidado como um congresso de extrema qualidade e expectativa, atraindo um público composto por acadêmicos de medicina, médicos, professores e representantes de empresas parceiras.
Em 2025, o COMASP celebra sua 27ª edição, reafirmando seu compromisso com a excelência e a inovação na disseminação do conhecimento médico. O evento visa fornecer uma programação rica e diversificada entre as áreas da medicina, abordando temas atuais e relevantes para a comunidade médica.
A partir disso, buscamos manter a tradição de qualidade caraterística do evento, e que coloca o COMASP entre os maiores congressos médicos acadêmicos do Brasil.
Samuel Pessoa
O logo do COMASP


Samuel Barnsley Pessoa, nascido em 1898 na cidade de São Paulo, foi um destacado médico parasitologista que dedicou sua vida à Saúde Pública. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde mais tarde se tornou professor. Pessoa integrou a prática da Medicina Clínica com a Medicina Sanitarista, destacando-se pela luta incansável contra as parasitoses e pela defesa da melhoria das condições de higiene no Brasil. Ocupou diversos cargos em instituições públicas, sempre comprometido com uma saúde pública igualitária e acessível. Em 1976, sua postura combativa em defesa da saúde pública levou-o a ser interrogado por militares durante o regime ditatorial. Samuel Barnsley Pessoa faleceu em 1977, aos 78 anos.

História do logo
O logo da 25° edição do COMASP (2023) trouxe o retrato esboçado de Samuel Pessoa, reafirmando o legado de um profissional que dedicou sua vida à melhoria das condições de saúde pública no Brasil. Mantivemos o mesmo logo para a 27° edição como um símbolo de continuidade e homenagem à sua contribuição inestimável para a Medicina. Este gesto simboliza nosso compromisso em perpetuar seus valores e princípios em nosso congresso.
Acreditamos que o COMASP, como um Congresso Médico Acadêmico que vem alcançando cada vez mais relevância, precisava ter uma identidade visual que remetesse imediatamente ao congresso. Portanto, a escolha por manter o logo de Samuel Pessoa, busca não apenas uma imagem, mas um símbolo de nossa dedicação à medicina e à promoção da saúde.











